Afinal, este ano não vai existir Oscar de Melhor Filme Popular

A Academia voltou atrás (pelo menos temporariamente) com a sua decisão de este ano ter uma nova categoria na cerimónia dos Oscars, a de “Melhor Filme Popular”, que supostamente visava premiar, como o nome indica, os melhores filmes que foram vistos por uma audiência alargada. Esta decisão de de não entregar a estatueta este ano poderá ser apenas o resultado da Academia querer ponderar melhor as regras da categoria, sendo que é expectável que seja entregue para o ano.

Já defendi aqui no site a existência desta nova categoria. Como referi na altura, se cada vez é mais complicado um blockbuster ser nomeado para o galardão de melhor filme, então faz sentido que exista uma categoria destinada a distinguir estes filmes. Isto poderá permitir um aumento de audiências, e também fazer com que Hollywood se dedique mais à qualidade das suas grandes produções.

No entanto, a decisão de a categoria não ter a sua estreia este ano pode fazer sentido. Ainda há pouco tempo Chadwick Boseman, protagonista de Black Panther, disse que a Marvel estava apontar ao Oscar de Melhor Filme e não ao recém-inventado Melhor Filme Popular. E sejamos sinceros, se o favorito a ganhar na nova categoria nem se quer competir nela, posicionando-se em vez disso para o galardão principal, que sentido é que faz a categoria existir?

Para além disso, Crazy Rich Asians, outro dos favoritos a Melhor Filme Popular, também parece ter uma chance ser nomeado a Melhor Filme. A situação complica-se ainda mais quando alguns dos front-runners da temporada são quase garantidos para a estatueta principal, como A Star is Born e First Man, que provavelmente são alguns dos melhores filmes do ano a conseguir uma grande receita de bilheteira. Assim sendo, será que se conseguia arranjar um número suficiente de blockbusters com receitas enormes e críticas estrondosas para encher a nova categoria?

Obviamente, tudo isto se complicará se Black Panther acabar por não conseguir a nomeação ao Oscar de Melhor Filme. Nesse caso, a Academia terá o problema de não ter nomeado um dos favoritos do ano, provando mais uma vez que ignora totalmente os blockbusters na categoria principal, e não terá a desculpa do prémio de Melhor Filme Popular para explicar essa ausência.

A decisão de voltar atrás com a categoria este ano pode fazer sentido se pensarmos que os seus favoritos têm uma chance de concorrerem ao prémio principal. No entanto, a Academia também se colocou numa posição difícil: se não nomear filmes como Black Panther, a falta desta categoria pode ser fortemente sentida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: