Este verão, os sucessos de bilheteira vieram de todo o tipo de filmes

A época de verão cinematográfica está quase a terminar, com a o período de final de ano a prometer trazer mais uns quantos blockbusters e as primeiras demonstrações da award season. Estamos, por isso, em altura de balanços de um verão que foi bastante forte em resultados de bilheteira (não ajustados para a inflação), e também em qualidade. No entanto, o mais impressionante é que os sucessos vieram de todo o tipo de filmes, cobrindo todos os géneros e orçamentos.

Os grandes campeões da época foram os esperados, os king of the hill dos blockbusters, que deixaram o já esperado impacto. Falamos pois de Vingadores: Guerra do Infinito, The Incredibles 2, Mundo Jurássico: Reino Caído, Deadpool 2 Missão: Impossível: Fallout. Curiosamente (ou não) todos eles sãos sequelas de algumas das maiores sagas do cinema moderno. A generalidade deles teve críticas fortes e as audiências renderam-se a estes universos que já eram seus conhecidos. Curiosamente, o maior fracasso da season foi um filme deste género, ainda para mais um que se esperava que fosse dos maiores sucessos: Han Solo: Uma História de Star Wars.

No entanto, não foram só os típicos blockbusters a prosperar nos últimos meses. Este foi um verão em que filmes que tradicionalmente seriam apostas arriscadas conseguiram prosperar e provar a Hollywood que aquilo que constitui um evento cinematográfico é hoje completamente diferente de há 5 ou 10 anos atrás.

O mais surpreendente foi a quantidade de indies que conseguiram resultados fortes, principalmente face aos seus orçamentos reduzidos e ao potencial que alguns têm de continuar a levar audiências às salas se/quando receberem o devido amor dos Oscars. Filmes como Eight Grade, Hereditário, Sorry to Bother You e BlacKkKlansman conseguiram números fortíssimos, apoiados por receções críticas estrondosas.

Para além disso, viu-se mais uma vez que Hollywood tem de perceber que o dinheiro já não está em filmes encabeçados pelo cliché do “herói homem branco”. Os filmes liderados por mulheres provaram mais uma vez que têm um enorme valor, sendo neste momento uma obrigação dos estúdios aumentar a sua produção. Filmes como Mamma Mia! Here We Go Again e Ocean’s 8 foram sucessos enormes, dando continuidade a franchises que estavam dormentes há vários anos e prometendo um futuro risonho para ambas se os estúdios assim o quiserem.

A isto acrescenta-se o sucesso de filmes dirigidos a audiências que tão poucas vezes são representadas nos cinemas: além dos supra mencionados Sorry to Bother You e BlacKkKlansman, o sucesso mais impressionante da época foi Crazy Rich Asians, a primeira grande produção de Hollywood com um elenco asiático em décadas. O filme está a tornar-se um monstro nas bilheteiras americanas, com um segundo fim-de-samana enorme que representou uma queda minúscula em relação à semana anterior. Outro exemplo surgiu em Searching, outro filme que estreou esta semana num número de salas limitado e com John Cho no papel principal, representando um dos primeiros thrillers de Hollywood liderado por um ator asiático. A estreia foi prometedora, e tudo aponta para outro sucesso.

O mais surpreendente de tudo é que até os documentários conseguiram bilheteiras históricas este verão, principalmente na forma de três filmes: RBG, Won’t You Be My Neighbor e Three Identical Strangers. Este é um género que costuma ser de nicho, geralmente tendo resultados muito reduzidos nas bilheteiras. No entanto, estes três filmes conseguiram resultados bastante fortes, mostrando que as audiências procuraram histórias sobre eventos e personagens animadoras como forma de ultrapassar os dias deprimentes que vivemos.

2018 teve um verão surpreendentemente variado em termos de bilheteira. Os sucessos chegaram em todas as formas e feitio, e em geral saímos destes meses com um padrão mais encorajador do que entrámos. Os pequenos filmes conseguiram triunfar ao lado dos gigantes, algo que cada vez parecia mais improvável. Esperemos que seja uma tendência para continuar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: