A categoria de Melhor Filme Popular nos Oscars – o que temos aqui?

Nas últimas semanas soube-se que a Academia pretende introduzi uma série de alterações nas cerimónias dos Oscars, a começar já este ano, entre as quais se incluem uma duração mais curta e a antecipação da data da cerimónia para evitar que esta seja a última da temporada de prémios. No entanto, a que mais deu que falar foi a introdução de uma nova categoria, destinada a congratular, nas palavras da Academia, “o melhor filme popular do ano”.

Abstive-me de falar no assunto antes enquanto esperava que surgissem mais algumas luzes sobre o que é que esta categoria é em concreto, mas neste momento só ainda sabemos o que se deduz do suposto nome do prémio. Assim, em princípio, e sob pena de constatar o óbvio, estaremos perante uma categoria que visa reconhecer os filmes mais vistos pelo público que têm qualidade suficiente aos olhos dos membros da Academia.

É óbvio que tudo isto carece de ser precisado, uma vez que o conceito de “filme popular” não é auto-explanatório. Será que algo como Hereditário conta para aqui, apesar da receita de bilheteira, enorme para o seu orçamento, não se equiparar às dos maiores hits do ano? Por isso, é necessário que seja apresentado um critério firme para que se evitem confusões sobre se um filme é considerado “popular” ou não (conceito mais indeterminado era complicado, mas c’est la vie).

Por outro lado, os efeitos desta categoria são totalmente inesperados. Este ano, havia um blockbuster que já era apontado como quase certo para a categoria de Melhor Filme: Pantera Negra, da Marvel. Seria o primeiro filme de super-heróis a consegui-lo. Mas com esta categoria, será que a Academia não vai decidir inclui-lo apenas na categoria de Melhor Filme Popular e deixá-lo de fora do galardão principal? No passado, não seria mais provável filmes como Perdido em Marte, Mad Max: Estrada da Fúria ou Foge terem acabado nesta categoria?

No entanto, acho que a decisão da Academia acaba por fazer um certo sentido. Cada vez se percebe mais que os blockbusters (e filmes populares, seja qual for a definição da Academia) não conseguem chegar às categorias principais. Na generalidade das vezes até percebo e concordo com as decisões, visto que estes filmes mais “pequenos” apresentam uma qualidade superior e até precisam mais das nomeações do que os campeões de bilheteira. Mas isto tem feito com que as audiências da cerimónia diminuam – quando as pessoas não viram os filmes nomeados, porque é que devem ver os Oscars?

Assim, isto dará uma hipótese à Academia de nomear filmes que o público realmente viu, enquanto a categoria principal continua a ser dominada pelos filmes que tradicionalmente lá se esperam encontrar. Se calhar até encontramos aqui a Academia a jogar em defesa antecipada da cerimónia deste ano, em que já há indies e filmes menos mainstream que prometem dominar toda a conversa da award season e as nomeações aos Oscars.

Vamos ver como é que tudo isto corre. Será interessante ver em que moldes é que a categoria vai funcionar e perceber se isto vai impedir que os filmes que são nomeados nesta nova categoria sejam também nomeados a Melhor Filme. Também vai ser fascinante perceber que filmes é que a Academia vai nomear no primeiro ano da categoria.

Neste momento, apostaria que os front-runners são Pantera Negra, Missão: Impossível – Fallout, Mamma Mia! Here We Go Again, Um Lugar Silencioso e Vingadores: Guerra do Infinito. Outros se poderão juntar à corrida, ou talvez estes sejam ignorados. Neste momento, acho que ninguém sabe muito bem o que vai acontecer.

2 thoughts on “A categoria de Melhor Filme Popular nos Oscars – o que temos aqui?

Add yours

  1. Eu particularmente achei uma decisão sábia incluir tal categoria, visto que esses filmes “pequenos” arrastam milhões de pessoas as salas de cinema e, são produções que realmente valem a pena em termos de estética, enredo etc, já estava na hora e torço para que “Pantera Negra” seja o estreante! hahaha Além do mais, vai acabar trazendo mais visibilidade a cerimônia e quiçá mais pessoas se interessem pra ver os filmes indicados a principal categoria, assim espero!

    Abraços! ^^

    Liked by 1 person

    1. Concordo plenamente que algo assim faz sentido! Realmente é a única forma de a Cerimónia ser novamente relevante, e de filmes que merecem ser reconhecidos conseguirem esse reconhecimento. E provavelmente, Pantera Negra tem grandes chances de ser mesmo o estreante!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: