A Fox Searchlight é uma mais valia para quem comprar a Fox

No momento em que escrevo isto o destino da 21st Century Fox continua incerto. A corrida entre a Disney e a Comcast continua bem viva, e mais cedo ou mais tarde devemos um desses gigantes adquirir um dos maiores estúdios de Hollywood. Face a isso, gostaria de tomar um momento para considerar uma das mais valias esquecidas da Fox: a Fox Searchlight.

É fácil ignorar a Searchlight quando a 21st Century Fox tem propriedades como os X-Men e Avatar. No entanto, a Fox Searchlight vai representar uma grande mais valia para quem quer que seja que consiga acabar por comprar o estúdio.

A Fox Searchlight é o estúdio da Fox mais direcionado para a distribuição de cinema independente e europeu, principalmente britânico. É uma “marca” respeitada, com uma presença assídua e sempre forte nas temporadas de prémios. Já venceu quatro vezes o Oscar de melhor filme, com Quem Quer Ser Bilionário?, 12 Anos Escravo, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e A Forma da Água.

Para além destes vencedores, teve também já um número elevadíssimo de filmes que competiram fortemente, como Três Cartazes à Beira da Estrada, Brooklyn, Grand Budapest Hotel, Bestas do Sul Selvagem e 127 Horas. Basta ver que no último ano o estúdio conseguiu 20 nomeações aos Oscars, divididos por Três Cartazes e A Forma da Água, os dois favoritos, com o último a vencer a estatueta principal.

Por isso, a Fox Searchlight representa um nome respeitado na indústria e dará vantagem a qualquer um dos estúdios que acabar por comprar a 21st Century Fox na distribuição de filmes aclamados e com elevadas potencialidades de prémios. Para um estúdio como a Disney, que não tem tido grande representação em prémios e no mercado mais vocacionado para o público adulto, a Fox Searchlight oferece a possibilidade de colmatar um dos únicos vazios que a gigante de Hollywood pode sentir.

Mas não é só de um ponto artístico que a Fox Searchlight apresenta potencial para a Disney e a Comcast. Os últimos três filmes do estúdio, Ilha dos Cães, A Forma da Água e Três Cartazes à Beira da Estrada, fizeram conjuntamente mais de 416 milhões de dólares nas receitas mundiais, um número elevadíssimo quando se considera que estamos perante produções com orçamentos muito reduzidos em relação aos blockbusters de Hollywood e que foram lançados principalmente com objetivos de prestígio e qualidade e com incertezas em reação ao seu sucesso comercial.

Por isso, a Fox Searchlight é um bónus interessante para quem conseguir comprar o bolo da 21st Century Fox. É uma bandeira que se pode levantar de qualidade e prestígio, com tendência para estar presente na época de prémios, e que tem conseguido alcançar o sucesso comercial com produções que no mercado atual não parecem sucessos imediatos. Esperemos que o seu futuro seja preservado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: