Ready Player One e a curiosa exceção de Spielberg

Esta sexta-feira, chega às salas um novo filme de Steven Spelberg: Ready Player One. Qualquer filme do lendário realizador surge como um evento, despertando a curiosidade perante um dos nomes mais fortes da indústria. No entanto, em 2018, e numa nota que parece quase irónica, Ready Player One é a rara exceção na carreira de Spielberg.

A carreira de Spielberg até finais do século passado foi marcado pelo facto de este ser o rei dos blockbusters. Durante umas décadas, o nome de Spielberg surgia associado aos grandes campeões de box office de Hollywood. Filmes como E.T. O Extraterrestre, Os Goonies, Indiana Jones, Parque Jurássico, O Tubarão Encontros Imediatos do 3º Grau marcaram uma geração que cresceu com a magia cinematográfica do mestre.

Com a chegada da década de 90, Spielberg começou a concentrar-se também em dramas, que o consolidaram como um dos melhores do seu tempo. Filmes como A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan e Apanha-me Se Puderes dominava tudo o que fizesse, sem nunca tremer na qualidade. No entanto, os blockbusters continuavam a dominar a sua filmografia, com uma sequela de Parque Jurássico, A.I. Inteligência Artificial, Relatório Minoritário e Guerra dos Mundos.

No entanto, a carreira de Spielberg estava definitivamente a mudar. A partir daí, foram de facto os dramas à moda antiga que marcaram a sua carreira. A regra passaram a ser filmes como Terminal de Aeroporto, Munique, Cavalo de Guerra, Lincoln, A Ponte dos Espiões e The Post, com filmes como O Amigo Gigante e Tintin a serem a exceção.

Em 2018, este padrão mantém-se. Ainda em dezembro Spielberg lançou Tho Post, um drama sério do género que no século passado era o “ganha pão” de Hollywood. Por isso, a estreia de Ready Player One, um Blockbuster de grande orçamento, centrado principalmente em efeitos visuais e em histórias maiores do que a vida, marca um regresso do realizador ao género que o popularizou. Vamos ver se o mestre mantém a magia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: