Blade Runner 2049 – um filme de culto em construção

Blade Runner 2049 não teve um começo muito animador nas bilheteiras americanas, arrecadando cerca de 32 milhões de dólares no fim-de-semana de estreia, muito abaixo dos 40-50 milhões que os analistas esperavam. OS leitores mais atentos saberão que eu sempre temi que isto pudesse acontecer, e infelizmente aconteceu. Ao contrário da maioria das publicações americanas não estou ainda disposto a chamar-lhe um fracasso (a China, a Coreia do Sul e o Japão ainda podem salvar o dia), mas é, de facto, um resultado inicial desapontante.

No entanto, há algo que importa ter em conta – o primeiro Blade Runner também não foi um sucesso em 1982, fazendo cerca de 33,8 milhões de dólares face a um orçamento de 28 milhões. De facto, foi um dos flops financeiros mais marcantes da carreira de Harrison Ford. No entanto, acabou por ganhar estatuto de filme de culto, e atualmente é visto como um clássico da sétima arte e um dos melhores filmes de ficção científica de sempre.

Porque é que refiro tudo isto? Porque Blade Runner 2049 pode estar prestes a seguir uma trajetória muita parecida àquela que o seu antecessor teve há 35 anos. Se (e neste momento é um grande se) 2049 for, de facto, um flop financeiro, está destinado a ganhar um estatuto de filme de culto. Haverá imediatamente aquela tendência entre os cinéfilos de o referirem nas conversas sobre cinema, referindo-o como uma obra superior que provavelmente os seus amigos não viram (vá lá, confessem, quantos vezes é que não mostraram já que são bem versados em cinema desta maneira?).

Com as reações que o filme está a receber por parte da crítica, o seu cariz de cinema de autor de grande orçamento, a sua fortíssima componente visual e o eventual fracasso de bilheteira, 2049 pode muito facilmente como o seu antecessor ganhar estatuto de clássico. É claro que seria melhor se fosse também um sucesso económico, mas quantos filmes é que podem dizer que são clássicos modernos?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: