Um reboot de Matrix seria uma péssima ideia

Têm surgido rumores na internet de que a Warner Bros está a ponderar avançar com um reboot da saga “Matrix”. Ora, esta decisão não seria má. Seria horrível, péssima, terrível, medonha, intragável, etc… Seria também mais uma prova de que Hollywood está a bater no fundo.

É verdade que os últimos anos têm sido marcados por uma enorme panóplia de reboots, remakes e sequelas. E desta lista, o pior são mesmo os reboots e os remakes, que procuram dar uma nova roupagem a filmes que muitas vezes não precisam dela. E de todos os que se têm visto, “Matrix” é provavelmente o que menos precisa deste tratamento.

“Matrix” foi um conceito tão original que apanhou meio mundo de surpresa. Pode-se até dizer que a sua receção e o seu impacto esmagador na cultura popular se deveu mesmo a essa originalidade. E agora, com estes planos de reboot, a Warner planeia tirar o fator característico à saga, apenas para consguir lucro, que se a história é indicativa, até pode ser difícil de alcançar, visto que os fãs tendem a não reagir bem a estes conceitos.

Quando no ano passado foi anunciado um remake de “Memento”, uma das obras-primas de Nolan, revirei os olhos, sem conseguir perceber como é que alguém pode querer refazer uma obra que no seu original já é um filme de culto de uma qualidade imensa. Mas a questão com “Matrix” é ainda pior: é a demonstração de uma Hollywood que perdeu a criatividade e que por isso precisa de ir buscar as suas antigas pérolas. É por gestos como estes que começo a considerar que os estúdios estão completamente perdidos na sua demanda por ouro.

E se fosse outro estúdio, eu talvez compreendesse. Mas a Warner Bros? A Warner está a nadar em franchsises: têm o universo da DC, da Lego, Harry Potter, o universo de Tolkiens, Mad Max e o universo cinematográfico de monstros começado por “Godzilla”. Para que é que eles precisam de mais? É verdade que “Matrix” já foi uma das suas jóias, mas agora deviam era estar preocupados com o futuro. Foi preciso arrsicarem a primeira vez para tornarem “Matrix” naquilo que foi, e ainda bem que o fizeram. Mas agora voltem a arriscar em algo novo e talvez lhes saia novamente a lotaria.

Por isso, um reboot de “Matrix” é uma péssima ideia que representa o pior de Hollywood. Da minha parte, espero que a Warner Bros não cometa o erro de avançar com esta loucura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: