Logan vai definir o futuro dos X-Men

Estamos a menos de um mês da estreia de “Logan”. Se o prometido for cumprido, será a última vez que veremos Hugh Jackman a utilizar as garras que o celebrizaram. No entanto, este capítulo vai significar muito mais do que o fim de uma era para a saga de mutantes:vai marcar o início de uma nova era.

Ora, a partir do próximo mês a Fox vai ter de seguir com a saga sem a sua estrela. Wolverine sempre foi o símbolo da série, sendo que os filmes em que este não apareceu foram dos menos vistos: X-Men O Início e X-Men: Apocalypse (apesar de ter cameos em ambos). Assim, a saga estará em qualquer análise numa posição mais fragilizada. Mas isso não é tudo.

A julgar pelas primeiras reações de quem já viu o primeiro 1/3 do filme, “Logan” promete ser um dos melhores filme que a saga já nos ofereceu. O filme, com o seu R-rating e a aproximar-se do Western de Hollywood, parece estar numa posição para se tornar numa das melhores ofertas do género este ano. E agora vem a parte engraçada: e se o filme tiver críticas avassaladoras e uma bilheteira gigante? Por outras palavras, e se replicar “Deadpool”?

Todos sabem que “Deadpool” foi um sucesso esmagador, conseguindo a paixão dos críticos e fazendo mais de 700 milhões nas bilheteiras mundias, mesmo com a sua classificação etária restrita e sem estrear na China. De facto, foi dos sucessos mais curiosos dos últimos anos. E com tudo isto, fez o que ninguém pensou sr possível: ultrapassou todos os X-Men lançados até então. Se “Logan” conseguir a mesma proeza, ou seja, se ultrapassar todos os filmes da saga principal lançados até agora, ou pelo menos conseguir aproximar-se de valores semelhantes, então a Fox terá de pensar no futuro dos heróis mutantes.

É que no ano passado, “Deadpool” conseguiu fazer fazer mais do dobro de “X-Men: Apocalypse”, que supostamente seria o grande evento da saga em 2016, e tudo isto num orçamento que custou 1/3. Ora, o spin-off ultrapassou o espetáculo principal. Para além disso, “Apocalypse” foi recebido com uma total indiferença pelos fãs, com alguns (como eu) a considerarem que foi tão mau que põs em risco o futuro de toda a saga.

Ora, este ano “Logan” irá definir definitivamente o futor da série. Afinal, daqui para a frente a Fox já não vai poder pegar em Wolverine para elevar a bilheteira, como fez em “Dias de um futuro esquecido”, com resultados excecionais. “Apocalypse” ficou atrás das expetativas, e o próximo filme não pode ser salvo por Hugh Jackman. Por isso, se “Logan” tiver sucesso, é bem provável que a Fox tenha de ponderar seguir o seu modelo e o de “Deadpool”, criando filmes baseados principalmente em personagens individuais, algumas até mais desconhecidas (afinal, “Deadpool” não é uma personagem que apareça em muitos pijamas) e de vez em quando fazendo uma espécie de “reuniões”. Ou seja, poderá ter de adotar a fórmula da Marvel e da DC. Talvez seja a única forma da saga funcionar.

É claro que tudo isto é especulação. Mas se daqui a um mês “Logan” funcionar com os críticos e for um monstro na bilheteira, os X-Men poderão estar numa posição em que os spin-off são mais importantes do que a saga principal. E sem Wolverine para ajudar a saga principal, o modelo poderá ter de mudar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: