Especial: Quais serão os maiores filmes de 2017?

Vamos a um exercício de adivinhas? Olhando para o calendário de filmes agendados para estrear nos próximos meses em 2017, vou tentar prever quais serão os maiores em termos de bilheteira. Isto está longe de ser uma ciência exata, e posso estar redondamente errado sobre muitos deles, mas vou tentar na mesma.

Assim, olhando para Janeiro, parece que o mês vai ser dominado pelos candidatos aos Oscars. Filmes como “La La Land” e “Fences” parecem estar preparados para continuar a cativar audiências, à medida que vão estreando pelo mundo, e “Silence” pode ser um monstro surpresa como “O lobo de Wall Street”. No entanto,  neste momento não parece haver nenhum filme estreado em Janeiro que possa vir a conseguir uma receita considerável. Filmes como “Resident Evil: The last chapter” e “Wonderworld: blood wars” podem conseguir fazer algum dinheiro, e “XxX: o regresso de Xander Cage” pode ser uma sequela surpresa, mas por agora é melhor manter a cautela.

Já fevereiro vai ser um mês diferente. Duas estreias parecem estar destinadas a grandes receitas: “Fifty shades darker” e “The Lego Batman Movie”. O primeiro é o sucessor do sucesso mundial “Fifty shades of Grey”, e apesar de não considerar que vá ter o sucesso do primeiro (houve muita publicidade gratuita que este não vai conseguir, a acrescentar ao efeito novidade), vai ser provavelmente um sucesso considerável. Já “The Lego Batman Movie” funciona como uma espécie de sequela a “The Lego Movie”, centrando-se na figura do Cavaleiro das Trevas da DC. Pode acontecer que tal como o seu antecessor seja um sucesso maior nos EUA do que no resto do mundo, mas mesmo assim este filme vai ser interessante de acompanhar.

Março é o filme mais fácil de prever até aqui. Com quase toda a certeza, o remake live-action de “Beauty and the Beast” vai ser o maior filme do mês (e provavelmente dos maiores do ano). Se no ano passado “The Jungle Book” conseguiu mais de 950 milhões nas bilheteiras, baseado numa propriedade muitos menos conhecida, o céu é o limite para esta nova produção da Disney.

Em abril também há um filme que parece que vai ser um grande sucesso. “The fate of the furious”, oitavo na série “Fast and furious”, parece destinado a ser um monstro de bilheteiras. Apesar de não ser razoável esperar uma receita como a de “Furious 7”, este não deve andar lá muito longe.

Maio, que dá início à época de blockbusters de verão, deve ser nomeado pela nova estreia da Maver, “Guardians of the galaxy 2”, sequela de um dos filmes mais apreciador da marca, e que pode estar destinado a uma receita elevada. Também “Alien: Covenant” pode conseguir fazer algum sucesso com os fãs de horror.

Junho vai trazer uma série de filmes que vão competir pelos espetadores: “Wonder Woman”, o primeiro filme a solo sobre a personagem da DC; “Gru o maldisposto 3”, a nova aposta da Illumination no género da animação; e “Transformers: The last knight”. Qualquer um deles pode ser o filme mais visto do mês. Junho vai ser competitivo.

Resultado de imagem para war for the planet of the apes

Julho também vai ser complicado. “Spider-Man: Homecoming” “War on the planet of the apes” vão competir pelas audiências, num duelo que se apresenta renhido, e “Dunkirk”, de Christopher Nolan, pode surpreender, tal como “Inception” fez. Já agosto, por agora, não apresenta até agora nenhuma estreia que mereça ser considerada.

Setembro também parece até agora um deserto de grandes estreias, sendo que neste mês alguma estreia candidata para os Oscars poderá surpreender. No entanto, por agora não parece que possa haver nenhum grande êxito neste mês.

Já outubro vai ser um mês interessante. As suas duas maiores estreias vão enfrentar-se diretamente, estreando no mesmo dia: “Blade Runner 2049” e “Kingsman: the golden circle”. O primeiro é uma sequela a um favorito de culto, enquanto o segundo é a continuação de uma das surpresas de 2015. Ambos aspiram a grandes receitas, mas neste momento parece que “Kingsman” é o que tem mais potencial, visto que o primeiro foi extremamente bem recebido pelas audiências, e pelo elenco que esta sequela apresenta pode tornar-se num verdadeiro evento do final de ano.

Resultado de imagem para justice league

Em novembro há um filme qu provavelmente vai ser do seu maiores do ano: “Justice league”. O primeiro encontro de personagens da DC, desde que seja melhor bem recebido do que “Bateman v Superman”, tem potencial para ser um enorme sucesso. Este sucesso será ainda condicionado pela receção de “Wonder Woman” em junho. Pode-se até considerar que se “Justice League” não resultar, pode chegar o fim do Universo Cinematográfico Extendido da DC. Por isso, sem pressões! “Thor: Ragnarok” também poderá ser uma espécie de monstro nas bilheteira, sendo que devido ao realizado envolvido, Taika Waititi, o homem por trás dos brilhantes indies “What we do in the shadows” e “The hunt for the wilderpeople”, tem potencial para ser dos melhores filmes da Marvel.

Já dezembro é o mês mais fácil de prever de dezembro. É aquele mês em que já todos sabemos que filme vai ser o mais visto, e que provavelmente (quase de certeza) vai ser o maior do ano. “Star Wars Episódio VIII”. Em 2015, “Star Wars Episódio VII: O despertar da força” foi o filme mais visto do ano, tornado-se no filme mais visto de sempre nos EUA, com cerca de 930 milhões(!) de dólares. Em 2016, tudo aponta para que Rogue One acabe por ser o maior filme do ano a nível mundial. E assim, em 2017 “Star Wars Episódio VIII” deve conseguir fazer a tripladinha para a Disney. A única questão é se o filme vai conseguir fazer mais do que “O despertar da força”, ou se vai cair um pouco nas bilheteiras (se me perguntassem agora, não me admiraria de que o filme ainda fizesse mais a nível mundial). De qualquer modo vai ser dos maiores filmes de sempre.

E assim acabamos as previsões dos maiores filmes de 2017! No início de 2018, vou voltar a este post para comparar os resultados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: