Especial: Os melhores trailers de 2016

Vamos continuar com as listas dos melhores de 2016! Hoje, decidi analisar quais foram os melhores trailers lançados em 2016. Tal como sabemos, o trailer é a ferramenta mais importante para promover um filme. É o centro do marketing de um filme. Mas também pode ser traiçoeiro. Um mau trailer pode condenar um bom filme ao fraco comercial, assim como um bom trailer pode conseguir vender um péssimo filme. Por isso, o trailer é quase uma arte per si.

Assim, estes são, para mim, sem qualquer ordem, os melhores trailers lançados em 2016, ou seja, aqueles que, mais do que qualquer outros, me criaram a vontade de ver o filme que promovem.

10 cloverfield lane – 1º trailer

O trailer acima apresentado marca logo pontos por um aspeto: quando o trailer acima foi lançado, em meados de janeiro, ainda ninguém sabia que o filme existia, e, mais impressionante do que tudo, que ia ser lançado menos de dois meses depois! Numa época em que os filmes começam a ser promovido anos antes dos seu lançamento, “10 cloverfield lane” arriscou ser diferente, e fê-lo com estrondo. O mais surpreendente de tudo é que o filme acabaria por ser uma sequela para “Cloverfield” um filme que conseguira ser um relativo sucesso de bilheteira. Ora, o que JJ Abrams conseguiram aqui foi criar uma caixa de surpresas, apresentá-la sem que ninguém estivesse à espera, e captar a atencão de toda a gente. Para além disso, ajuda ainda que o trailer seja excelente, sem revelar quase nada sobre o seu argumento, criando uma série de dúvidas que apenas podem ser respondidas com a visualização do filme. Bravo!

La la land – teaser trailer

Confesso que tive dificuldades em escolher apenas um trailer de “La la land”, devido à excelência do marketing para o filme. No entanto, tive de acabar por ir com o teaser. Este é um dos materiais promocionais mais poderosos do ano: vende um musical original, género que está a morrer em Hollywood, com uma música original (“Audition – the fools who dream”), cantada brilhantemente por Emma Stone, e com uma cinematografia que é de cortar a respiração. Não é segredo que “La la land” é o filme que mais antecipo para esta época de prémios (não o podem estrear mais cedo em Portugal? Por favor!), e este teaser contribui fortemente para isso. É simplesmente impossível resistir-lhe.

Popstar: never stop never stopping – official restricted trailer

Infelizmente, “Popstar: never stop never stopping” não estreou em Portugal, e tudo aponta para que não venha a estrear. É uma pena, porque este é o filme mais hilariante do ano. O trailer mostra bem o que o filme é: um “mockumentary”, que goza com a indústria musical atual, parodiando figuras como Justin Bieber. O novo filme dos Lonely Island é também o seu melhor, e apresenta ainda uma banda-sonora que, para além de ser hilariante, é das melhores do ano. É de estranhar como é que o filme foi um fracasso de bilheteira com um trailer como este. Agora, resta ter esperança de que o filme venha, com o tempo, a encontrar a sua merecida audiência.

Dunkirk – announcement trailer

O novo filme de Christopher Nolan recebeu um primeiro teaser (e mais tarde um primeiro trailer), e este conseguiu marcar pontos. Em pouco mais de um minuto, Nolan dá apenas um vislumbre rápido do filme, mas fá-lo com uma mestria excecional. Em primeiro lugar, o trailer mostra que Nolan é dos realizadores mais importantes na indústria atual, sendo um dos últimos a ser capaz de vender um filme apenas com o seu nome. Por outro lado, o trailer apresenta uma certa escala que já aponta para um épico de guerra, algo que é ajudado pela banda sonora de Hans Zimmer, que dá um tom de suspense elevado ao trailer. Sendo este o primeiro filme de Nolan inspirado em eventos reais, as expetativas estão elevadas, e este teaser veio contribuir para isso.

Carros 3 – Teaser trailer

Uau. Após o terrível “Carros 2” nunca pensei vir a dizer isto, mas estou entusiasmado por “Carros 3”. O teaser apresenta uma nova abordagem à saga, mais negra e violenta, que parece diferente do que a saga fez até agora (e talvez até diferente do que a Pixar fez até agora). Para além disso, a animação do teaser é totalmente “jaw-dropping”, e o final é arrebatador. Se o filme tiver a qualidade deste primeiro trailer, contem comigo!

Guardiões da galáxia vol. 2 – teaser trailer

O primeiro “Guardiões da galáxia” é, para mim, o melhor filme da Marvel. Uma mistura de super-heróis carismáticos, humor e efeitos visuais estrondosos foi uma fórmula de sucesso que a Marvel ainda não conseguiu repetir. Com tudo isto, chega-nos para o ano “Guardiões da galáxia vol.2”, e a julgar pelo teaser a Marvel vai tentar replicar o sucesso do original, apontando tudo para que o consiga. O mais surpreendente do trailer é o quão confiante este está em si próprio. Este vende aquilo que as pessoas adoraram no primeiro, e ainda apresenta os seus heróis como se fossem anitgos favoritos do público. É uma jogada arriscada, mas o primeiro filme também o foi e conseguiu um sucesso enorme. Se este conseguir entregar aquilo que promete, há uma grande chance de que possa vir a ser um dos maiores filmes do verão.

Blade Runner 2049 – Annoucement

Uma primeira confissão: nunca fui um grande fã do primeiro “Blade Runner”. Há algo no filme que não me cativa. No entanto, este primeiro teaser para o próximo filme conseguiu chamar a minha atenção. O ambiente parece avassalador, e este apresenta o seu novo herói, interpretado por Ryan Gsoling, juntamente com o Deckard de Harrison Ford, com uma confiança impressionante. Talvez tenha de voltar a dar uma nova oportunidade ao primeiro filme!

Alien: Covenant – Official trailer

O primeiro “Alien” é o meu filme de terror favorito. O filme de Ridley Scott tinha uma atmosfera aterradora, criando um jogo do “gato e do rato” que era extremamente eficaz. Assim, ao ver o primeiro trailer para “Alien: covenant”, senti que este parece ser o episódio da saga que se aproxima mais do primeiro. Servindo como uma sequela para “Prometheus” e uma prequela para “Alien”, “Covenant” parece ser, a julgar pelo trailer, um regresso glorioso às origens de terror puro da saga.

Rogue One: Uma história de Star Wars – trailer 2

O segundo trailer (terceiro se contarmos com o teaser) veio confiram o tom do primeiro filme stand-alone da saga como sendo diferente dos episódios numerados, aproximando-o de um filme de guerra, e dando um vislumbre mais alargado sobre a história do filme, sem estragar nenhuma revelação do argumento. Para além disso, voltou a confirmar ao público que Darth Vader ia aparecer no filme. Glorioso!

Logan – official trailer 1

O primeiro trailer para o último filme de Hugh Jackman como Wolverine foi dos mais surpreendentes do ano. Mostrando um tom mais violento e obscuro, o trailer mostra eu esta vai ser uma história mais pessoal do mutante com garras, algo justificado pela sua classificação etária mais elevada (nos EUA vai ter uma classificação de Restricted, igual à de “Deadpool”). Para além disso, o trailer aponta para um ambiente de Western, que parece diferente daquilo a que estamos acostumados na saga. Após o péssimo “X-men: Apocalypse”, “Logan” pode muito bem ser aquilo de que a saga precisa. Para além disso, tudo aponta para que seja uma despedida sentida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: