Especial: Os filmes mais underrated de 2016

Após ter analisado os piores filmes de 2016, hoje vou olhar para aqueles que foram, na minha opinião, os filmes mais underrated de 2016, ou seja, os filmes que na minha opinião mereciam melhores críticas do que aquelas que receberam. Não quer isto dizer que os próximos filmes sejam excelentes, ou até mesmo bons: são apenas filmes que considero que foram injustamente criticados.

Assim, estes são, para mim, e sem qualquer ordem, os filmes mais underrated de 2016.

Batman v Superman: o despertar da justiça

O universo cinematográfico da DC teve um ano atribulado em termos de crítica. Tanto “Batman v Superman” como “Esquadrão Suicida” foram totalmente arrasados pelos especialistas. No entanto, segundo me parece, o primeiro foi totalmente injustiçado (e até certa medida o segundo também). “Batman v Superman” pôs frente a frente dois dos maiores heróis da história da banda desenhada, num dos filmes mais esperados do ano. Zack Snyder entregou um filme que, apesar de ser realmente “over-stuffed”, é também uma entrada original num género que está a ficar saturado. Apesar dos seus problemas de ritmo e de falhas graves no argumento (muitas resolvidas na soberba Ultimate Edition), o filme pelo menos consegue suportar as ideias grandes que pretende apresentar, funcionando como uma impressionante metáfora para assuntos sérios como a religião e a xenofobia. Para além disso, é dos filmes mais visualmente impressionantes do género. A acrescentar a tudo isto, Affleck é dos melhores Batman de sempre, e estou disposto a defender esta opinião.

Mestres da ilusão 2

O primeiro “Mestres da ilusão”, quando estreou em 2013, foi dos blockbusters que mais me supreendeu em muito tempo. Um filme original, com grandes interpretações, que misturava genialmente magia com assaltos. Foi também um sucesso de bilheteira, que justificou uma sequela. E assim chega-nos, em 2016, este “Mestres da ilusão 2”, que consegue manter a magia do original e ainda acrescentar alguns truques novos. No entanto, este foi injustamente destruído pela crítica. “Mestres da ilusão 2” é aquilo que todos queremos num verão carregado de Blockbusters de grande orçamento, baseados em efeitos visuais e feitos apenas para o consumo de pipocas: um blockbuster com grande star-power, sustentado em ideias em vez de explosões. Pode estar longe de ser perfeito, mas pelo menos é entretenimento puro.

Os sete magníficos

Ok, “Os sete magníficos” não foi tão atacado pela crítica como os dois filmes anteriores. No entanto, na minha opinião, também não recebeu os elogios que merecia. Este é um western de grande orçamento, que apesar de ser um remake, consegue ser um dos blockbusters mais interessantes do ano. Com um argumento diversificado, liderado pelo carismático Denzel Washington, e um terceiro ato expressivo, “Os sete magníficos” foi um dos filmes de grande orçamento mais interessantes que nos chegaram este ano. Para além de revigorar um género cada vez mais esquecido, também conseguiu utilizar um grande elenco para um filme que nunca quer ser mais do que aquilo que é, e isso já é suficiente. Mais uma vez, este não foi propriamente odiado, mas também não recebeu os elogios que merecia.

Passageiros

As críticas de passageiros foram possivelmente o resultado de uma campanha de marketing que vendeu o filme errado, criando expetativas sobre o filme que não são cumpridas. Assim, este não é um filme de ficção científica com grandes plot twists, mas antes um romance com um ambiente de ficção cinetífica, que apresenta grandes interpretações de duas das maiores estrelas do planeta. Apesar de o filme ter alguns problemas graves, nomeadamente ao nível do ritmo e falhas de argumento imperdoáveis, e de eu ter alguns problemas com o último ato, é também uma experiência interessante e suficientemente diferente para merecer ser recomendada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: