Crítica: A Lagosta (The Lobster) – 2015

 

De: Yorgos Lanthimos
Com: Colin Farrell, Rachel Weisz, Léa Seydoux
Data de estreia em Portugal: 2016

“A Lagosta” pode desde já ser considerada uma das obras cinematográficas mais surreais de 2016. Este é um filme que existe num mundo só seu, que tem tanto de belo como de arrepiante.
No mais recente filme do realizador grego Yorgos Lanthimos (que esteve por trás do também “diferente” Dogtooth), é-nos apresentado um mundo em que as pessoas solteiras são enviadas para um hotel onde têm 45 dias para encontrarem o amor, ou caso contrário acabam por se transformar num animal à sua escolha. É aqui que entra David (Colin Farrell), que foi abandonado pela mulher e é enviado para o hotel, juntamente com o seu cão. David decide que se não encontrar uma parceira se transformará numa lagosta, animal que segundo o próprio têm várias vantagens peculiares.
Assim, “A Lagosta” pode ser quase visto como uma comédia carregada de humor negro. Lanthimos apresenta-nos uma visão única e fortemente satírica das relações modernas e sobre a forma como caminhamos para um constante estandardização de modelos e comportamentos. No entanto, são os seus momentos dramáticos que realmente conquistam o espectador, visto que no meio de todo o absurdo, existe uma elegante história de amor que merece ser conhecida.

“A Lagosta” é ainda carregado por um elenco de luxo, onde, para além de Colin Farrell, encontramos também nomes como Rachel Weisz, John C. Reilly, Léa Seydoux e Ben Whishaw, que dão vida a personagens bastante peculiares que habitam este estranho universo.
Estamos assim perante um filme que não é para todos, mas que merece ser descoberto. Ao contrário de grande parte dos filmes que passaram nas salas até agora este ano, “A Lagosta” tem algo a dizer e sabe como o fazer. É subtil, mas afiado, e, acima de tudo, algo que apenas uma mente como a de Lanthimos conseguiria criar. Pura e simplesmente, brilhante!

9/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: